Criatividade
Lojistas preparam ofertas para atrair os clientes
Alternativas estão sendo preparadas para promover a data, como o Pink Friday levado às vitrines
Foto: Carlos Queiroz - DP - Lojistas prepararam alternativas para promover a data, como o Pink Friday levado às vitrines
Para esta sexta-feira (24), o dia do Black Friday, o varejo brasileiro prepara ofertas nos mais diversos segmentos. Em Pelotas, não poderia ser diferente. Lojas, supermercados, farmácias e postos de combustíveis, entre vários tipos de comércio, divulgam sua participação, inclusive as filiais de redes de fora da cidade. São ações especiais tanto presenciais como online - muitas delas divulgadas antecipadamente para atrair os clientes.
De acordo com levantamento da plataforma Reclame Aqui, 62% dos consumidores brasileiros querem comprar na Black Friday deste ano. Dentro da promoção anual, que ocorre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, alguns estabelecimentos varejistas iniciam mais cedo os descontos nos preços e o parcelamento estendido para o pagamento, com o Black Week e Novembro Black, por exemplo.
O Shopping Pelotas divulga que, de hoje até domingo, dentro do Black Friday, produtos e serviços de diversos segmentos estarão disponíveis, com até 70% de desconto. Nos cinemas, todos os ingressos custarão R$ 10,00.
Como não ser enganado na Black Friday 2023?
Desde 2010 no Brasil, o evento que visa oferecer descontos no varejo pode se tornar uma armadilha para os consumidores desavisados. A data oferece boas possibilidades de descontos para o consumidor, no entanto, é necessário estar atento à verdadeira economia na hora de comprar.
Pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar), analisando 6.500 produtos de 30 categorias diferentes do varejo, mostrou ofertas de alguns “lojistas” que aumentaram em até 70% o valor do produto dias antes da Black Friday.
Golpes no consumidor - Dentre os golpes recorrentes na Black Friday, a alteração de preço é comum para enganar o consumidor. Alguns estabelecimentos, sendo eles físicos ou online, aumentam os preços de alguns produtos na véspera da Black Friday para anunciar descontos “maiores” do que realmente são.
Alguns e-commerces praticam alta nos preços dos produtos quando estão inseridos nos carrinhos de compras da plataforma online. Nesse sentido, o gatilho mental de escassez é utilizado, jogando na tela do consumidor anúncios com prazo ou relógio de contagem regressiva para terminar o processo de compra o mais rápido possível.
Os fretes absurdos e os prazos de entrega astronômicos - Na Black Friday, o consumidor está em busca do melhor negócio e uma das vantagens é não ter que pagar o frete de entrega. Essa situação pode ser, porém, uma isca dos aproveitadores.
O produto pode até marcar um desconto especial no anúncio, no entanto, o frete pode ser maior que o desconto praticado e até mesmo ser maior que o valor do próprio produto em si. Regiões distantes de capitais e grandes metrópoles podem sofrer com maior frequência esse tipo de golpe.
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